segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Descontinuidades sedimentares e tipos de contacto entre unidades litológicas

No post anterior, fez-se alusão a alguns dos princípios que permitem uma interpretação, a nível estratigráfico, de determinado grupo litológico. Posto isto, numa análise sequêncial, o estratigrafo estará apto a considerar a existência de determinadas estruturas que contribuem para compreender a génese cronológica da sequência, em questão. Estas ocorrências podem identificar-se, muitas vezes, como descontinuidades. O conceito de descontinuidade, em Geologia, diz respeito a uma relação genética entre duas unidades litológicas sobrepostas onde se verificou uma interrupção no fluxo sedimentar.



As descontinuidades podem ser classificadas em:

* Descontinuidades Sedimentares: ocorrentes, entre duas lâminas sucessivas, num intervalo de tempo muito curto, estando muitas vezes associadas à ausência de deposição ou de destruição da lâmina anterior.

* Descontinuidades Estratigráficas: as descontinuidades estratigráficas caracterizam-se por intervalos de tempo significativos, no que diz respeito, à sedimentação entre duas unidades litológicas. Exemplos deste tipo de descontinuidade, são as ausências de biozonas e o desaparecimento litológico de unidades que outrora estariam formadas.

* Descontinuidades diastróficas: caracterizam-se pela ausência de uma camada devido a fenómenos de origem tectónica.




**Contactos entre unidades litológicas


Os contactos entre unidades litologicas podem ser dos mais variados tipos. Assim, temos, (1)contactos concordantes (exemplo: paraconformidades), (2) contactos intrusivos, (3)contactos discordantes (exemplos: não conformidade ou descontinuidade heterolítica, disconformidades, discordâncias progressivas e discordâncias angulares).



(1)Contactos Concordantes (fig.A): existe continuidade entre unidades litológicas sucessivas.



Paraconformidade (fig. B): é um tipo de descontinuidade em que se verifica um paralelismo entre as unidades litológicas estratificadas, ou seja, existe uma concordância em que a superficie de separação material é plana e paralela à estratificação do grupo sedimentar.



(3)Contactos Intrusivos: existência de corpos ígneos que podem, por vezes, contactar com outro tipo de litologia presente sequencialmente.



(4)Contactos Discordantes



*Discordâncias Progressivas ou sintectónicas (fig.F): verificam-se discordâncias angulares, entre os substratos que apresentam um ângulo e a superfície (plana) de separação material, que convergem lateralmente por forma a termos novamente uma concordância.



*Discordâncias Angulares(fig.D): este tipo de discordância caracteriza-se pela existência de duas unidades litológicas, onde a superfície de separação material evidencía uma antagonia angular entre substracto inferior e superior. Um caso particular da discordância angular é discordância angular erosiva (fig.E).



*Não Conformidade ou Descontinuidade Heterolítica(fig.G): existe um contacto entre unidades sedimentares e material ígneo ou metamórfico mais antigo.



*Disconformidades(fig.C): são caracterizadas pela existência de uma superfície irregular de caracter erosivo.

(Fig.1- Resumo dos Vários Tipos de Descontinuidades)
(Figura retirada de Vera Torres, Estratigrafia, Principio y Metodos- (6/12/10))



Relativamente a descontinuidades correspondentes a intervalos em que o fluxo sedimentar é interrompido, podemos fazer destaque a três tipos, onde o tempo geológico pode ser curto, médio ou longo:


*Hiato- quando a duração é muito curta;

*Diastema- corresponde a uma interrupção muito curta no fluxo sedimentar (coincide, aproximadamente, com uma junta de estratificação);

*Lacuna- quando a duração é significativa e possa ser avaliada biostratigraficamente (por exemplo: lacuna de biozona).

Referências Bibliográficas:

- Félix, José Mario; Geologia12. Porto:Porto Editora. 2006;

- Vera Torres, Juan Antonio (1994); Estratigrafia, Principios y Métodos. Madrid:Editorial Rueda;

- Apontamentos Moodle: Joao Pias, UNL-( http://moodle.fct.unl.pt/mod/resource/view.php?id=132869 );

- http://geostoriaestpal.blogspot.com/






Nenhum comentário:

Postar um comentário